A empresa de análise móvel Opensignal comparou a Apple, Huawei e Samsung para descobrir qual companhia proporciona a melhor experiência móvel para seus usuários ao redor do mundo ( não houve analise de outros aparelhos como Motorola e LG) . No Brasil, os resultados mostram que o iPhone é o Smartphone com a velocidade de 4G mais rápida.

Entre abril e junho de 2019, foram coletadas e analisadas cerca de 117 bilhões de medições, em 23 milhões de celulares, no mundo inteiro. Em 35% de 40 países, a Samsung é a marca com o download 4G mais rápido, mas no Brasil ela apresenta o pior resultado, com média de apenas 15 Mbps. Enquanto isso, concorrentes como a Apple e Huawei apresentam 21 Mbps e 19 Mbps, respectivamente.

Os smartphones foram divididos em três grupos, com base na capacidade LTE de cada dispositivo:

  • Smartphones de alto nível (“gigabit”): globalmente, os dispositivos da Samsung tiveram os downloads mais rápidos nesta categoria, com 26 Mbps de média. Aparelhos da Apple chegaram a 25,1 Mbps, enquanto os da Huawei apresentaram média de 24,4 Mbps. Alguns dos modelos comparados foram: Samsung Galaxy S8, S9, S10, Note 8, Note 9; Huawei P20 Pro, P30 Pro, Mate 10, 20; iPhone Xs.
  • Smartphones de nível médio: usuários da Apple tiveram a melhor performance, com 16,5 Mbps de média, superando a Huawei (16,3 Mbps) e Samsung (14,4 Mbps). Alguns dos modelos analisados foram: Samsung M40, A80, A6s; Huawei P30 Lite, Enjoy 9e, Y6; iPhone XR, X, 8, 7, 6s.
  • Smartphones de baixo nível: a Huawei apresentou os melhores resultados entre os modelos menos avançados, com 12,1 Mbps. Samsung e Apple ficaram com 9,7 Mbps e 8,9 Mbps, respectivamente. Alguns dos modelos analisados foram: Samsung A2 Core, J4 Core; Huawei Nova 2, iPhone SE ou 6.  

Em 73 países, a velocidade média de download experimentada pelos usuários de alto nível variou de 70,4 Mbps na Coreia do Sul até 6,6 Mpbs no Iraque. No Brasil, os celulares de alto nível mais rápidos chegam a 26,6 Mbps, o que coloca o país na 39 colocação no ranking.

A experiência de download de Smartphone de médio e baixo nível também foi analisada. No Brasil, eles tem velocidade média de download de 16,9 Mbps entre os de médio nível e 14,3 Mbps nos de baixo nível. Portanto, a velocidade de download dos Smartphone de alto nível é 1,9 vezes maiores que os de baixo nível. No Canadá e Emirados Árabes, a diferença chega a ser 2,9 vezes maior.

Esses dados mostram que celulares mais novos e mais caros têm a capacidade de suportar mais dados das operadoras móveis, enquanto os usuários de celulares de médio e baixo nível não aproveitam a melhor experiência móvel que as operadoras oferecem.

Fonte\matéria: Olhar Digital https://olhardigital.com.br/noticia/iphone-e-o-smartphone-com-o-4g-mais-rapido-no-brasil-diz-pesquisa/88897