A mexicana América Móvil, preitearia da Claro no Brasil, anunciou nesta segunda-feira (18) que fechou acordo para se tornar dona também da Nextel Brasil. 

As atuais controladoras da Nextel Brasil são as empresas NII e AI Brazil Holdings, que venderam suas participações totais na empresa por R$ 3,47 Bilhões.

Durante a metade do ano passado, a empresa norte-americana NII Holdings, dona da Nextel Brasil, contratou o banco Rotschild para vender seu controle na empresa brasileira. Com tudo isso, a  América Móvil será a única controladora da Nextel Brasil após a transação completa.

Segundo os dados de dezembro de 2018 da Anatel, a Nextel é a quinta maior operadora do país, com 3,3 milhões de linhas móveis ativas, o que corresponde a uma fatia de pouco mais de 1% do mercado brasileiro de telefonia celular. A Claro é a 2ª maior operadora do país, com participação de mercado de 24,6%, atrás da líder Telefônica Vivo (31,9%). E Além disso, conta com as frequências de 2.100 Mhz e 1.800 Mhz para 3G e 4G em São Paulo e no Rio de Janeiro.